segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Concepções do Projeto de Informática Educativa na EMEI

     Justificativa para o Projeto Informática Educativa
       Faz-se presente na Educação Infantil, um movimento a favor da “abertura das gaiolas”, uma valorização maior de tudo aquilo que dá asas ao crescimento, às descobertas, à liberdade...
       Dentro desta concepção de educação, aquela que não molda, mas instrumenta, não limita, mas expande, não cala, mas ouve, propomos um trabalho com Informática Educativa que possa compreender o uso do computador, da TV, das máquinas fotográficas, filmadoras, gravadores de voz e outros recursos tecnológicos presentes no cotidiano de nossas crianças, como ferramentas para a linguagem e desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades.
      Através do uso de tais ferramentas, esperamos que nossas crianças vivenciem experiências de acesso aos mais variados bens culturais e também e, principalmente, da produção destes.
     As crianças de nossa sociedade estão inseridas num contexto totalmente diferente de formas de expressão e comunicação. Trazer a seu alcance os recursos tecnológicos a que costumam inclusive ter acesso no convívio extra-escolar é ação coerente para uma educação que vislumbra a autonomia e tem preceitos democráticos.
      Afora as demandas sociais, para o universo infantil, cheio de fantasias, variadas possibilidades de interpretação e expressão da realidade, ludicidade, música e movimento, o uso destes recursos e seus produtos geram tanto entusiasmo e interesse quanto proporcionam desafios e novos conhecimentos.
     As oportunidades de diferentes formas de interação, relações e contextos também são largamente favorecidas neste Projeto. A valorização do próprio trabalho, o compartilhamento dos recursos, a troca de idéias e estratégias, o trabalho em grupo e parcerias – tanto com adultos quanto com outras crianças, proporcionam aos pequenos experiências significativas de socialização.
                                   Claudia Maria dos Santos Guirao - Professora Orientadora de Informática Educativa nas EMEIs Júlio Alves Pereira e Estrada Turística do Jaraguá
                                                                                      

2 comentários:

  1. Oi! tudo bem? Parabéns pelo blog, o visual está muito legal, a rata e o carro ficou ótimo!

    Eu mandei um e-mail para você neste aqui do blog, você viu?

    Abraços!

    POIE Marcelo

    ResponderExcluir