Ensine a Regra "Aqui ninguém toca"

Ensine ao seu filho a regra “Aqui ninguém toca”O Conselho da Europa acaba de lançar a campanha de prevenção dos abusos sexuais em português, difundindo material informativo sobre a regra "Aqui ninguém toca". Uma vez que uma em cada cinco crianças é vítima de alguma forma de violência sexual ou abuso sexual, este guia simples ajuda os pais e educadores a explicarem às crianças que partes do corpo não devem ser tocadas por outras pessoas, como reagir se isso acontecer e onde procurar ajuda.


A regra "Aqui ninguém toca" é simples: uma criança não se deve deixar tocar nas partes do corpo normalmente cobertas pela roupa interior assim como não o deve fazer aos outros. O guia lançado pelo Conselho da Europa ajuda também a explicar às crianças que são elas as donas do seu corpo e que existem segredos bons e maus, assim como contactos físicos bons e maus.

Através do site http://www.underwearrule.org/default_pt.asp, os pais e educadores podem aceder ao material didático, em formato de filme e livro. Neste livro, com o título "Kiko e a mão",  conta-se uma história de adormecer, que explica a regra "Aqui ninguém toca" às crianças, para que aprendam a diferença entre o contacto físico bom e o contacto físico mau.






http://www.underwearrule.org/Source/PT/Book_pt.pdf

Um comentário:

  1. Usamos essa história para tratar o assunto na Reunião de Pais, uma vez que se tornou uma problemática em nossa sala, e o resultado foi positivo, pois conseguimos fazê-los entender a complexidade do problema e que através de nossa parceria, pais e professor, poderíamos ter sucesso em nosso objetivo. Indico leitura a leitura a todos profissionais e pais também!!!
    Professora Tatiana

    ResponderExcluir